NOTA DE ESCLARECIMENTO

A equipe do Hospital Frederico Augusto Lima e Silva está sensibilizada e consternada pelo falecimento do paciente CLMA e se solidariza, em condolências, à família pela dor da perda.

Sobre o fato, a direção vem a público esclarecer:

Os profissionais do referido hospital sempre trabalham incansavelmente para salvar vidas e prestar o melhor atendimento aos cidadãos de Guaramiranga e a todos que se dirigem à nossa cidade, contando com estrutura hospitalar adequada para o atendimento de urgência e emergência.

No último dia 12 de fevereiro de 2018, o paciente CLMA, 59 anos, deu entrada nesse hospital por volta das 17h40min, trazido da localidade de Linha da Serra, distante aproximadamente 11km de suas instalações, em transporte particular de passeio e já sem sinais vitais. A equipe de plantão do hospital, entretanto, já havia disponibilizado ambulância para imediato atendimento ao paciente, o que fora dispensado pelos acompanhantes.

No momento da admissão, os acompanhantes, dentre eles médicos, afirmaram a ocorrência de Infarto Agudo Miocárdio (IAM) e Parada Cardiorrespiratória (PCR), com a presença de pupilas midriáticas, com o paciente ainda em domicílio. Todavia, um dos acompanhantes relatara, em redes sociais, que antes de levá-lo ao hospital, já haviam tentado reanimá-lo por aproximadamente 20 a 25 minutos, sem sucesso, e que a PCR, considerando o tempo de reanimação em casa e o deslocamento ao hospital, já se estendia por 40 minutos.

Em seguida, foi realizado exame físico inicial, constatando-se a ausência de pulso central, já que o paciente havia chegado sem sinais vitais ao hospital, dando-se, dessa forma, seguimento às medidas de Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP), segundo protocolo médico.

Deve-se destacar o intenso empenho de toda a equipe do hospital, composta por profissionais qualificados e preparados para o atendimento médico de urgência e emergência, contando com todos os equipamentos hospitalares necessários para salvaguardar as vidas em atendimento.  

Lamentamos profundamente a distorção dos fatos divulgados em redes sociais, uma vez que tudo que estava ao alcance foi feito pela nossa equipe de profissionais.

Por fim, gostaríamos de enfatizar que a direção do hospital se encontra à disposição dos familiares para qualquer esclarecimento e a estes reiteramos nossos sentimentos, com o compromisso de que estaremos sempre buscando a melhor assistência aos moradores do município de Guaramiranga e visitantes.

Guaramiranga, 14 de fevereiro de 2018.

A Direção do Hospital Frederico Augusto Lima e Silva

Nota de Esclarecimento (pdf)